Consulte aqui informações adicionais
A 17.ª European AIDS Conference na perspetiva do presidente da EACS

A 17.ª European AIDS Conference na perspetiva do presidente da EACS

O número elevado de participantes na Conferência da European AIDS Clinical Society (EACS) é, para o Dr. Jürgen Rockstroh, um motivo de enorme orgulho. Em declarações à News Farma, o presidente da EACS faz uma análise aos principais destaques do evento, cuja próxima edição já tem data e local escolhidos. Assista ao vídeo.

Vídeo

“Antes de tudo, creio que podemos estar muito orgulhosos porque tivemos quase 3.100 pessoas presentes na Conferência”, começa por afirmar o Dr. Jürgen Rockstroh, referindo que nestas reuniões é possível a troca de conhecimentos, aprender sobre “outros modelos atuais de cuidados, o que funciona, e a razão pela qual alguns países conseguiram prevenir novas infeções”, dando como exemplo Londres, cidade onde “a profilaxia pré-exposição (PrEP ) reduziu novas infeções em cerca de 50%”. Para o presidente da EACS, dados animadores como estes podem contruir para o incentivo e a melhoria do uso “desas ferramentas de prevenção em outros países também”.

Além deste aspeto, o Dr. Jürgen Rockstroh menciona a problemática do aumento de peso nos doentes sob terapêutica antirretrovírica como um dos tópicos em destaque no EACS 2019. De acordo com o também professor de Medicina na Universität Bonn (Alemanha), “parece existirem efeitos intrínsecos de alguns dos inibidores da integrase”, particularmente, “na diferenciação dos adipócitos que podem colocar os doentes sob risco de ganharem peso”. Ainda assim, o presidente da EACS considera que, atualmente, estão à disposição “ótimos medicamentos”, realçando os regimes de comprimido único.

Para o Dr. Jürgen Rockstroh, a apresentação das novas guidelines foi outro dos pontos altos do EACS 2019. A nova versão do documento sofreu algumas alterações em alguns aspetos sobre “como preparar o doente, com o quê e quando começar”, tendo também novidades relativamente à abordagem ao doente com comorbilidades, com “algoritmos sobre qual a melhor forma de lidar com as diferentes doenças observadas na crescente população de doentes com idades mais avançadas”.

Antes de terminar, o Dr. Jürgen Rockstroh revela a cidade que irá receber a próxima edição da European AIDS Clinical Society Conference, de 27 a 30 de outubro de 2021.

quinta-feira, 14 novembro 2019 12:20
Expert Insight


Newsletter

Receba em primeira mão todas as notícias

A ViiV Healthcare não tem qualquer responsabilidade sobre os conteúdos deste site.