Consulte aqui informações adicionais
EACS Guidelines 2019 analisadas pela Dr.ª Teresa Branco

EACS Guidelines 2019 analisadas pela Dr.ª Teresa Branco

Um dos momentos mais aguardados da 17.ª edição da European AIDS Conference (EACS 2019) foi a apresentação das novas recomendações europeias para o tratamento das pessoas que vivem com infeção VIH. A Dr.ª Teresa Branco esteve presente na sessão que deu a conhecer a versão 10.0 das orientações produzidas pela European AIDS Clinical Society e, por isso, a News Farma lançou o desafio à presidente da Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS) para tecer um breve comentário sobre este documento. Assista ao vídeo.

Vídeo

De acordo com a Dr.ª Teresa Branco, “as novas guidelines vão no sentido das recomendações atuais” para o uso da “terapêutica mais fácil de utilizar”, que seja “menos tóxica e igualmente eficaz”. “E, portanto, é muito o que estávamos à espera: é a recomendação para utilizar inibidores da integrase sem potenciador em primeira linha”, acrescentou a infeciologista para realçar aquela que, na sua perspetiva, “é uma das grandes alterações”. Tal como explicou a Dr.ª Teresa Branco, foi introduzida a terapêutica dupla que, “pela primeira vez, faz parte das recomendações como primeira linha”, com a combinação de dolutegravir/3TC.

“E temos agora, também, um não nucleósido de última geração que é mais uma opção de primeira linha. Portanto, muitas opções de primeira linha. E, realmente, com estas características: pouco tóxicas, menos interações medicamentosas e mais fáceis de utilizar”, completou.

A Dr.ª Teresa Branco destacou ainda a introdução de novas opções terapêuticas para switch e algo que, na sua opinião, é merecedor de atenção: “pela primeira vez, a grande mensagem do U=U – em português, I=I, o indetetável é igual a intransmissível – como um facto que temos que divulgar e ter em consideração em tudo o que é saúde sexual, procriação e, no fundo, na vida normal das pessoas”.

quinta-feira, 14 novembro 2019 12:23
Expert Insight


Newsletter

Receba em primeira mão todas as notícias

A ViiV Healthcare não tem qualquer responsabilidade sobre os conteúdos deste site.